top of page

Youtubers BR: A escória da internet(?)


Saudações, indivíduos! Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre alguns fenômenos que eu observo diariamente, mas que não há muito que posso fazer em relação a estes mesmos. Como vocês viram pelo título, eu estou aqui para falar sobre Youtubers. Sobre nenhum em particular, estou aqui para abranger o tema de modo geral.

Antes de começar, peço que não venham me falar que escrevi o que escrevi abaixo por "inveja", pois não tem o menor interesse em fama pessoal. É o típico pensamento de gente baixa, pensar que só se faz algo em troca de algo, ou por ódio ou inveja. Quando escrevo este tipo de matéria, é por algo que acredito, é pela verdade, por uma verdade muito maior do que eu mesmo, é por fé.

Sempre há mais conteúdo ruim do que bom, principalmente aqui no Brasil. E sempre foi assim ao longo da história da humanidade. para cada 5 livros bons publicados, devem existir 50 livros ruins publicados (como por exemplo, os livros de Youtubers que não passam de exaltações ao próprio ego de quem os escreveu, em sua maioria), e 500 livros péssimos que nem chegaram a ser publicados (Isso, obviamente não é uma estatística real, é apenas um exemplo que pensei agora). E as coisas boas de verdade são mais raras por que exigem pensamento, esforço e dedicação, certo? Me digam, por que o ouro vale mais do que a poeira? É por que o ouro é mais difícil de ser encontrado, é mais raro, e exige mais esforço para ser obtido, além de ter muitas utilidades. Já a poeira se encontra em qualquer lugar e não tem utilidade.

Exemplo de massa encefálica de quem assiste "Youtubers teens"

Em um mundo onde as coisas seguem uma lógica racional, o correto seria as coisas boas de verdades serem mais valorizadas, e as coisas ruins serem esquecidas e ignoradas, certo? Mas não vivemos em um mundo lógico e racional, nós vivemos no Brasil atual. E no Brasil atual, a inversão de valores e a cultivação da mediocridade são a lei. Devido ao marxismo cultural, o jeitinho brasileiro, a manipulação midiática, entre outros problemas, o brasileiro médio dá grande valor a coisas que não agregam nada, e simplesmente ignoram conteúdos elevados.

Voltemos ao tópico dessa discussão, que são os famigerados "Youtubers". Eu não estou aqui, de modo algum, dizendo que só há porcaria no YouTube. Na verdade há muitos conteúdos verdadeiramente relevantes e de qualidade alta, que eu gosto bastante. Porém, estranhamente, os canais do YouTube que mais fazem sucesso são os com o conteúdo mais tolo, desinformativo e fomentador da estupidez que você pode imaginar, enquanto os canais que procuram trazer conhecimento, alta cultura e valores verdadeiros são ignorados pela massa. Os canais populares geralmente tem uma forma mais atrativa (vídeos curtos, qualidade de câmera e edição decentes, etc.) enquanto os canais sérios e importantes tem uma forma menos atrativa (vídeos longos, que ensinam, com uma qualidade ruim de vídeo e de edição). Creio que nem preciso dizer que o que mais vale é o conteúdo e não a forma.

Youtuber: "Aproveitando que você está aqui, entregue o dinheiro suado de seu trabalho para o meu Patreon!

Mas tudo bem, gosto é gosto, o que é bom para mim pode não ser para os outros, e vice-versa. Porém, o que mais me espanta é o que os canais famosos apresentam, e eu não consigo conceber de forma alguma como tamanhas aberrações fazem sucesso. São pessoas jogando video-games e gritando asneiras, vídeos de "humor"(?) que se baseiam em mentiras simplesmente para atacar e difamar a oposição deles, palpiteiros na frente de câmeras falando bobagens sem nenhum estudo nem fundamento, dando "opiniões" baseadas em porra nenhuma. Tudo bem, todo mundo pode dar opinião, eu mesmo estou fazendo isso agora, mas tem diferença entre dar opinião em uma conversa de bar, e dar opinião em um vídeo que será visto por milhões de jovens influenciáveis e desavisados. São os ditos "formadores de opinião", que na grande maioria dos casos, dão informações errôneas e de má influência.

São vídeos que não demandam nada dos espectadores, não ensinam nada, não instigam pensamentos nem questionamentos, são vídeos superficiais como as pessoas que os assistem, e vídeos estúpidos só existem porque existem pessoas estúpidas para assisti-los, assim como o Funk, que nem pode ser chamado de música, é a manifestação da ausência de cultura, é a promiscuidade, é o narco-tráfico, é a bandidagem, é a anticultura, é o retorno do homem à caverna. E ele só existe por que tem gente que o consome.

-Imagem meramente ilustrativa-

Em suma, para concluir, devo dizer que é lamentável ver como conteúdos elevados são desvalorizados aqui. Eu não estou aqui para dizer que só o que eu gosto é bom e todo o resto é ruim, mas eu não sou fingido e nem relativista moral. Existe a verdade, e existe a mentira. Existe a ordem, e existe a desordem. Existe o benigno, e existe o maligno. E eu procuro sempre coisas verdadeiras e que me elevem em âmbitos espirituais, morais e intelectuais. Eu também assisto umas besteiras de vez em quando como tudo mundo, mas minha mensagem final aqui é: PRESTE ATENÇÃO NO QUE VOCÊ ASSISTE! NÃO SEJA MANIPULADO, PORRA! NÃO FIQUE IDOLATRANDO GENTE QUE NEM SABE QUEM VOCÊ É, E QUE SÓ SE IMPORTAM COM FAMA E GANHOS! NÃO VIVA NA MENTIRA, ESTUDE E BUSQUE OS FATOS! NÃO ACREDITE EM QUALQUER MERDA QUE ALGUM FAMOSINHO NA INTERNET DIZ! PENSE! E SE VOCÊ SENTIR QUE ALGO QUE VOCÊ ASSISTE NO FUNDO É UM LIXO, PARE DE ASSISTIR! NÃO FIQUE DANDO AUDIÊNCIA PARA O QUE NÃO PRESTA, FAZENDO ISSO VOCÊ SÓ FOMENTA A CULTURA DE MEDIOCRIDADE!

Mas eu não sou ninguém para dizer o que vocês devem fazer, vocês sigam meus conselhos se quiserem. Comentem o que acharem e compartilhem se gostarem. Até a próxima pessoal!

Postagens recentes
Arquivos por data
Pesquisar por "Tags"
Me siga!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page