top of page

Cartoons estão virando animes (ou quase isso)


Saudações, indivíduos! Como podem ver, a postagem que esta aí em cima mostra uma coisa que eu já vinha reparando nos cartoons mais recentes (de 2010 em diante), eles estão sendo cada vez mais influenciados por animes. Sim, eu sei que algumas dessas cenas estão zoando os animes com as expressões exageradas e olhos grandes e brilhantes, e claro, alguns desenhos mais antigos já faziam referências ou piadas com mangás ou animes, e é claro que muitos animes e mangás também foram influenciados por cartoons e pela cultura ocidental no geral, mas nota-se que os cartoons modernos, em boa parte, estão sendo criados e produzidos pela primeira(?) geração de "weeaboos" ou "otakus", que podem ser japanófilos que acham que nasceram no país errado e queriam ser japoneses, fãs da cultura japonesa, ou simplesmente fãs de mangás e animes (como eu).

SUGOI~! ARIGATO~! KAWAII~! SENPAI~!

Eu sempre achai uma bobagem ficar dizendo que "anime não é desenho" (pois anime É DESENHO, a diferença é que é japonês, inclusive ANIME vem de ANIMATION, animação, e animação é desenho, e eu quase perdi o foco pois nada disso vem ao caso. O meu ponto aqui é dizer que com Cartoons e como Avatar, a lenda de Aang, e com animes como Panty & Stocking, é engraçado ver como muitas animações ocidentais se orientalizam e muitas animações orientais se ocidentalizam.

Qual é o cartoon? Qual é o anime? E mais importante, quem se importa?

E isso não se refere somente ao estilo visual das, mas também ao estilo de narrativa das animações, com cartoons seguindo um estilo de continuidade forte entre os episódios, onde as histórias continuam de um episódio para o outro, e alguns animes seguindo um estilo episódico, onde as histórias começam e terminam no mesmo episódio e tudo retorna ao status quo, como costuma ser nos cartoons.

O mesmo é válido até certo ponto no caso dos quadrinhos, dos comics e dos mangas. Muitas pessoas perguntam ou dizem que eu faço mangá, mas não acho que o que faço é mangá, pois não sou japonês, não escrevo em japonês e nem em sentido oriental. Mas certamente adoro mangás e meu trabalho tem influência deles, mas não só de mangás e animes, também curto bastante e sou inspirado por desenhos ocidentais e por comics. Em vez de perder tempo discutindo qual é melhor ou pior, eu prefiro aproveitar o melhor dos dois mundos.

Essa foi só uma divagação rápida sobre o tema para descontrair, talvez eu falei mais sobre esses assuntos futuramente. Então, comentem o que acharem e compartilhem se gostarem. Até a próxima!

Postagens recentes
Arquivos por data
Pesquisar por "Tags"
Me siga!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page