Dificuldades e Sucessos na Internet
Eu estava nesse momento desenhando a minha nova HQ, que eu pretendo lançar esse ano. Ela será volume único, não sei ainda quantos capítulos irão ser, mas enfim, eu não vim falar disso. Eu vim falar sobre algo que me ocorreu enquanto eu desenhava.
É sobre a dificuldade de se divulgar um trabalho independente. Muito dos conteúdos gerais da internet (Canais do Youtube, Sites, Blogs, HQs, páginas do Facebook etc.) acabam não vingando, enquanto uma minoria se sobressai. Porque essa minoria se sobressai? Nem sempre é pelo conteúdo ser melhor do que das outras mídias menores. Nessa postagem, vou usar o Youtube como exemplo, mas isso vale para as outras formas de mídia também. O que leva um canal do youtube a ser bem-sucedido e outro não? Principalmente quando os dois canais tem conteúdos similares? Diversos fatores. Vou nomear o canal bem-sucedido “Canal A” e o desconhecido “Canal B” . O Canal A pode simplesmente ter tido sorte e mais pessoas clicaram nos vídeos dele do que nos vídeos do Canal B, poderia ser que o Canal A têm um conteúdo muito original e o B nem tanto, mas aqui no caso, como eu disse antes, os dois tem conteúdo similar. Suponhamos que o canal A e B sejam ambos da mesma categoria, vlogs, reviews, gameplays comentandos ou qualquer coisa assim.
Os dois canais estrearam no mesmo ano, porém, o A tem milhões de inscritos e o B tem apenas algumas centenas. O que gerou isso, se o conteúdo é parecido? Vamos começar a pensar nas possíveis respostas.
1. Se o A tem mais frequência de postagens que o B, e natural que a probabilidade dos vídeos dele serem assistidos por alguém é maior por ele ter mais vídeos, mas e se o B tiver mais postagens frequentes, mas o A ainda assim tiver mais visualizações e inscrições que o B?
2. O A tem o “diferencial” que faz com que as pessoas fiquem sabendo dos seus vídeos? Não! Toda a mídia tem o seu diferencial, seja lá o que for! Até mesmo a mesma história, se escrita por diferentes autores, vai no final das contas se tornar uma história diferente! O B também tem um diferencial, mas o diferencial dele é tão diferente que as pessoas não se sentem convidadas a assistir os vídeos dele, e preferem o diferencial do A que é menos diferente (?) que o do B, eu sei que parece estranho, mas digamos que o A é mainstream, e o B é mais cult. Se esse for o caso, inevitavelmente o A será mais famoso.
3. O que não significa que o A é melhor que o B, o conceito de “melhor e pior” é vago e varia de pessoa para pessoa, mas agora vamos supôr que nenhum dos canais tem o “diferencial” e são regulares em conteúdo. Se forem canais que os indivíduos aparecem e falam diante da câmera, (também conhecido como vlogs), isso influenciará bastante. Se forem duas pessoas do sexo feminino, e nas thumbnails dos vídeos e na foto de perfil do canal, espectadores masculinos irão instintivamente (não todos, mas a maioria) dar o primeiro e clique na que for mais atraente. Talvez o mesmo pode valer se forem youtubers masculinos. Mesmo se o youtuber B tiver conteúdo mais bem construído, feito com maior esforço e mais interessante no geral, as pessoas irão experimentar o A e não dar chance para o B, antes mesmo de assistir. E para esclarecer, não estou generalizando!Existem e podem sim existir youtubers “feios” de sucesso, e aí que entra o fator do...
4. Carisma! Um fator imprevisível mas crucial. Não dá pra definir bem o que é ter carisma, varia muito o conceito de pessoa para pessoa, mas no geral, faz com que as pessoas se identifiquem, sintam interesse ou empatia. O A pode ser “feio” e com conteúdo ruim, mas se as pessoas se identificarem com ele, sentirem empatia por ele, ele tá feito! Se ele é de aparência comum as pessoas terão mais facilidade para se enxergarem nele, por ele estar em uma realidade mais próxima. Agora, suponhamos que o B é atraente e com um conteúdo bom, as pessoas simplesmente podem não se identificarem, por ele ter uma aparência perfeitinha demais, ter um trabalho que não condiz com a realidade da massa.
5. Divulgação e Publicidade. Essa daqui é foda. Pode ser o melhor canal do mundo, mas se for desconhecido, simplesmente não fará sucesso. Vamos dizer que o Canal A simplesmente posta o vídeo, e as pessoas vêm até o canal dele por vontade própria, divulgam o canal dele para ele, outros canais o convidam para participar e formar parcerias! Agora o B tem que divulgar por ele mesmo, divulgar em comentários, distribuir panfletos, pagar para propagandas suas aparecerem, e mesmo assim ninguém vê o canal dele. Por que? Simplesmente não caiu nas graças dos espectadores. Agora pode ser o contrário. O A tem dinheiro para se promover, e por isso faz sucesso, e se o B for muito bom mas não se divulga, é triste. Vou dar um exemplo do Facebook: Se você tem uma página com um número razoável de curtidores, e realizar uma postagem, apenas uma pequena parcela vai visualizar a postagem, sendo que o correto seria que TODOS os curtidores vissem a postagem. Mas para que todos vejam a postagem você tem que PAGAR para o Facebook, para ele fazer publicidade que pode ou não funcionar, e o Facebook ainda diz que vai combater “falsas curtidas”, o problema é que o Facebook não distribui o conteúdo para todos os curtidores, o que faz com que eles não interajam com a página e pareçam “falsos curtidores”, quando na verdade são pessoas interessadas na página, só que as postagens não chegam até eles devido a distribuição falha do Facebook, muitas das páginas que eu curto o conteúdo não aparece para mim e eu acabo pensando que ela não posta nada, mas quando eu procuro, lá está a página com centenas de postagens que eu não vi.
Não existe nenhuma verdade absoluta e nem fórmula mágica para seu trabalho ter sucesso na internet, mas eu acredito que qualquer um pode ter a chance se não desistir, uma hora o reconhecimento virá, apenas se mantenha ativo, com um conteúdo que você gosta de fazer e acha que vale a pena ser visto por outros, e saiba que sempre haverá alguém que vai gostar legitimamente.
Por enquanto é isso, futuramente trarei mais sobre um assunto parecido, só que em um tópico diferente.